terça-feira, 17 de julho de 2012

Meme Cheiros e Memórias da Moçoila

Meus Cheiros Preferidos
Para esse meme fui indicada por: 
- Pithan Pilchas
-  Adriana Helena 
- Frank Castle 
e respondo com muito prazer pois o olfacto é o meu sentido dominante. 
Tanto quanto entendi, o objectivo deste meme é referir aqueles cheiros de que gostamos muito ou nos trazem memórias agradáveis.
 Agradeço a estas três queridas  pessoas por me terem indicado, dando-me a oportunidade de referir tantos odores que me trazem boas recordações, principalmente as da infância na casa de campo dos meus avós..Não vai ser fácil porque tenho tantos cheiros que eu adoro... vou ter de seleccionar e eliminar muitos, senão vai ficar muito comprido.
Vou começar
Tem certas pessoas que eu adoro cheiro delas!
 Cheirinho da mamã
 Em criança, quando minha mãe se levantava eu subia na cama dos meus pais, enterrava a cara na almofada dela e aspirava aquele cheiro delicioso...É a minha memória olfactiva mais antiga.

 Cheirinho de bebé
A pele deles tem aquele perfume indefinível a loção, a talco, àquela colónia fresquinha...
Meus sobrinhos, todo bebé que chego perto eu "como" com beijos...e cheiro, cheiro, cheiro...é delicioso. 

Do cheiro do reverso da medalha, ou antes do reverso do bebé... não vou falar kkkk
 Cheiro do namorado
 Eu adoro mas não sei explicar, gosto do cheiro dele, do cheiro da roupa, do cheiro do carro; na verdade tudo cheira a ele rsrsss

  Cheiro do Natal
 Principalmente quando passado na casa do avô, é uma amálgama de aromas deliciosos. Eu detesto quase todas as doçarias de Natal mas adoro o cheiro a canela e mel, de quando estão a  fazer as rabanadas e os sonhos (estes gosto, rss); o aroma do ponche quente feito com vinho tinto, mel e açúcar; o cheiro a pinheiro,  azevinho e  musgo fresco e húmido que nós vamos colher  junto das fontes e do regato para fazer o presépio. Por vezes tem neve e geada e as nossas mãos ficam roxas e geladas mas aquecem em casa onde tem um tronco de carvalho a arder na lareira e as pinhas ao lado para abrirem e largarem os pinhões e no ar espalha-se aquele cheirinho gostoso da resina.Tudo cheiros quentes, o Natal em Portugal tem muito frio e  neve.
 Cheiro de mar
Aquele odor intenso e fresco a maresia, misto de sal, algas e marisco, é talvez o cheiro de que mais gosto. Quando estou muito  tempo sem ir ao mar e de repente vou, no meu corpo acontecem reacções estranhas,  e também fico com um apetite devorador. De todos os mares que eu conheço, o que banha as praias do norte de Portugal e da Galiza, em Espanha, é o que cheira melhor e mais forte.
 O aroma dos alimentos e bebidas 
São irresistíveis porque se associam ao paladar e me abrem o apetite: licores, vinho do Porto, jeropiga, torradas, pão a sair do forno, maçã assada, cabrito no forno, marisco cozido, café sobretudo ao moer, churrasco, castanhas assadas, enxidos e fumados, alheira a fritar, huuummm .....e ... 
...sardinha assada!
 Ah ... o cheiro da sardinha portuguesa a grelhar nas brasas e depois saboreada sobre uma fatia de pão de milho, que fica embebida com o molho que escorre delas, tudo regado com uma caneca de tinto... Isto sim, é o rei dos cheiros e o manjar dos deuses kkkk.
 O cheiro das castanhas assadas
No Outono e no Inverno: há mulheres a assar castanhas nos recantos das ruas, soltando aquele fumo branco, que elas fazem jogando sal nas brasas. O cheirinho delicioso sente-se à distância e as castanhas ficam amarelinhas por dentro, macias e fofas, com a casca estaladiça e branca do fumo. Eu compro uma dúzia ou duas, num cartuxinho cónico que elas fazem com folhas das listas telefónicas. Para além de serem deliciosas, dá-me um prazer enorme pegar no cartuxo quente, metê-lo dentro do casaco e sentir aquele calor nas mãos e no peito kkkkk.
Amigos, tá difícil eu parar com os aromas de comidas... acho que só detesto o das lulas e do polvo... e então tenho de parar que já estou cheia de fome e nem disse a metade kkkk
 Cheiros da Natureza ... 
  Quase todos deliciosos
Cheiro da terra fresca acabada de arar, do pinhal, da terra molhada de chuva, da relva quando se corta, dos estábulos onde se mistura o cheiro das vacas, da erva, da respiração dos animais, do leite a ser mungido... do feno fresco, uma delícia ... chega a me dar vontade de comer o feno rsss
  Cheiro  dos frutos
 Adoro todos mas o mais delicioso para mim é o das uvas americanas.
 Na quinta do meu avô tem uma vinha de ramada, em forma de toldo que cobre todo o terreiro em frente à casa. Para fazer vinho dizem que pouco prestam, mas o perfume das uvas  sente-se ao longe e são deliciosas, doces e com um travinho amargo junto à casca.
 O Perfume das flores
Adoro o perfume a rosas e jasmim que crescem aos lados do caminho para casa do avô e principalmente o cheiro das glicínias que ele tem nos muros, grades e caramanchões.
 Quando estão floridas só tem cachos de flores de cor lilás e o perfume delas é inebriante.
Também gosto muito do aroma do mangericão, da hortelã, da cidreira e da alfazema ou lavanda. 
E o perfume das especiarias, canela, cravinho e noz moscada.
*

 Para finalizar, deixo aqui esta linda música da Paula Fernandes em que ela canta um dos cheiros de que mais gosto
Cheiro de relva
Espero que tenham sentido um pouco os aromas de Portugal e que tenham gostado
*
Indico os seguintes cheirosos
Live
Rogério Cardoso da Rocha
Luis Pirollo
Juci Diass
Re Bonelli
Gato Vadio
Maria Marçal

Beijinhos no coração
Gabriela

25 comentários:

  1. Uauuu, isso não é um Meme Moçoila!
    É um verdadeiro apanhado de todos os cheiros existentes, sejam eles da natureza viva ou dos apetitosos cheiros de comida no ar... que delícia!

    Sabe, lendo com detalhes o seu trabalho olfativo e observando bem as imagens ( principalmente a do cheiro do feno...rsrs), conheci muito mais a cultura da sua terrinha, de que tanto tenho curiosidade!

    O cheirinho da mamã não tem igual não é ? Arrisco a dizer que é o melhor cheiro do mundo e do bebê também, na primeira opção do talquinho, é claro..rsrs
    Ah, o mar e as flores: companheiros fiéis na longa caminhada da vida exalam os cheiros mais presentes, mas vivos e abrangentes!!! Eu também adoro!!!

    Ficou lindo amiga, você é tão detalhista e caprichosa! E o vídeo é maravilhoso.. Sabia que eu não conhecia essa música lindíssima da Paula Fernandes?
    Muito obrigada querida, um cheiro e um beijo!
    E uma semana maravilhosa!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkkkk
      Adriana, olhe que eu tenho mais do dobro destes, tive de cortar muito. Como disse, o olfacto é meu sentido dominante, qualquer cheiro, por mais leve, eu detecto logo, reconheço um cheiro entre mil e assim como me sinto deliciada com os cheiros de que gosto também fico agoniada com os que detesto. Chego a vomitar e até desmaiar eu já desmaiei por causa de mau cheiro. O cheiro de uma pessoa pode me atrair se for bom ou não, depende, mas se for mau de certeza que me repele. Eu numa outra encarnação de certeza fui cachorro kkkkkkkkk
      Tou vendo que você também gosta do cheiro do feno ahahahah
      Aqui há um sabonete muito cheiroso chamado Feno de Portugal, temos feno de muito boa qualidade kkkkk
      Sou mesmo "detalhista e caprichosa", tudo que faço é assim. Começo pensando abreviar, fazer só para picar ponto, mas depois não consigo, as coisas começam a vir à minha cabeça e eu a escrever e dá nisto. Mas este foi depressa porque o assunto me interessou e pus as imagens porque gosto de ilustrar tudo. Só me dei ao desporto de fazer as piadinhas nas legendas das imagens porque não resisto, vem essas doidices à cabeça e eu zás... escrevo e pronto.
      Também gostei da música e veio a propósito. Ela canta muito bem
      Um cheirinho pra você e maravilhosa semana.
      Beijinhos no coração

      Eliminar
  2. Boa noite Moçoila!

    Hummmmmmmmmmm!
    Os seus cheiros são agradáveis demais!

    Ao ler você falando de Portugal, eu viajei e quase senti o aroma aqui na minha casa em São Paulo!

    Cheirinho de bebé...perfuminho gostoso!
    De uvas...delicia mesmo!
    Das flores...muito agradável!

    Licores, vinho do Porto, jeropiga, torradas, pão a sair do forno, maçã assada, cabrito no forno, marisco cozido, café sobretudo ao moer, churrasco, castanhas assadas, enxidos e fumados, alheira a fritar,
    HUMMMMMMMMMMM....Moçoila me deu Fome...rsrsrs

    Meus parabéns pelo bom gosto e pelo carinho com que você preparou este Meme, ficou muito Fofo e lindo!

    Bom, era o que eu esperava, Amiga você sabe como tocar o nosso coração!

    Querida beijinhos no seu coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk
      Pois são, acho que toda a gente que sentir estes cheiros os vai adorar também.
      Alguns destes tem no Brasil, outros não. Eu já fui ao Brasil e senti alguns deles. O de churrasco é igual. O de mar, mesmo sendo o mesmo Atlântico o cheiro é completamente diferente e as aves que andam a voar sobre as praias e o mar não são as mesmas. O resto não sei, não cheirei estas flores aí, nem estes frutos. As uvas que cito não são qualquer uva, só as americanas ou morangas, têm aquele perfume, as outras cheiram bem mas diferente.
      Muito obrigada por seu comentário
      Beijinhos no coração

      Eliminar
  3. Olha só!! fui chamada a cheirar contigo, minha Linda!! Que bom!
    Obrigada.
    Adorei as tuas escolhas e me deu vontade de comer aquela sardinha ali, querida! rsrs
    hiper feliz de lembrares de mim, amiga.

    beijos, gauchescos e cheirosos para esta Princesa portuguesa.

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk
      Que bom que você gostou, querida Maria. Pode crer que a sardinha é deliciosa e essa eu sei que no Brasil não é igual, já provei e não tem nada a ver porque a água do mar aí é muito quente, dizem que é disso. Alguns portugueses que conheço aí também dizem isto. Mas atenção que mesmo cá ela não é boa todo o ano, só desde Maio a ... não sei, acho que até Agosto.
      Feliz fico eu por você ter ficado feliz kkkkk
      Beijinhos no coração

      Eliminar
  4. Gatinha aquele cheiro de natureza é algo queeee....nossa....abafa, mas já fui indicada pela Joana e pelo Sergio e fiz, dá uma espiadinha lá , acho que vais adorar

    http://rebonelli.dihitt.com.br/n/memes/2012/07/12/aquele-cheirinho

    bjão

    Re

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahahahah
      O cheiro do feno português é de mais, não é? Aposto que chegou até aí kkkk
      Não tem problema, querida, claro que já fez não volta a fazer. Amanhã eu vou ver o seu, ok?
      Beijinhos no coração

      Eliminar
  5. Olá minha querida amiga gatinha Moçoila, bom dia!!!
    Minha amiga, ficou maravilhoso o seu meme cheiros e memórias, adorei!!!
    O cheiro que mais me chamou a tenção foi o das uvas, isso porque adoro uvas, de todos os tipos e de todas as cores, na casa de meu pai tinha uma parreira enorme, meu avô vinha pra cá especialmente para cuidar da parreira... Alguns cheiros que citou não conheço, mas deu para se ter uma ideia com suas perfeitas e belas explicações...
    Adorei a Paula Fernandes interpretando Cheiro de Relva, ainda não tinha ouvido...
    Parabéns minha querida amiga, ficou perfeito o seu meme, adorei!!!
    Obrigado pela lembrança e indicação, valeu minha querida amiga!!!
    Tenha um dia maravilhoso e abençoado, repleto de bons cheiros!!!
    Beijinhos no coração e muita paz!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o cheiro das uvas é delicioso,de todas, mas não sei se conhece esta casta. São exactamente como estão ali fotografadas. Estas são as mais perfumadas que eu conheço e o cheiro é especial e sente-se até muitos metros de distância. Não se consegue resistir ao apelo daquele cheiro, a gente tem de comer as uvas, posso dizer que já "roubei" muitas uvas americanas. Não sei por que as chamam americanas, eu acho que elas são portuguesas.
      Não sei se você quer fazer o meme, se não puder ou não quiser, esteja à vontade
      Um dia maravilhoso, querido amigo
      Beijinhos no coração

      Eliminar
    2. Oi, minha querida amiga Gatinha, bom dia!!!
      Sim, temos destas uvas por aqui, pelo menos bem iguaizinhas, só que tudo que temos por aqui é brasileiro... se era americana, nós já "abrasiliamos"... kkkkkkkkk... então acho que as suas também são portuguesas, com certeza... ora, ora, pois, pois...
      Obrigado, um dia maravilhoso pra você também, querida amiga!!!
      Beijinhos no coração e muita paz!!!

      Eliminar
  6. Oi Gatinha linda, que memes maravilhosos e fechou com chave de ouro com a boa música. Voz do Povo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, amigo Damiao.
      A música é mesmo maravilhosa
      Beijinhos no coração

      Eliminar
  7. Nossa só vim aqui por que senti o cheiro do feno, rsrsrs, eita que deste nunca tinha sentido, fiquei por minutos observando a imagem do feno, que coisa é aquela,rsrs, parece que embaçou todos os outros cheiros...mas como sou super olfativa também adoro cheiro de bebe, mama, e namorado, nossa não existem cheiros mais deliciosos que esses , o cheiro de sardinha assada é delicia demais e o sabor fecha a porta e pronta, comeria com vontade. Interessante você citar o cheiro da uva, descobri que também gosto, embora nunca prestasse muito atenção ,manjericão e hortelã me lembra temperos de macarronado e eu gosto demais....

    Gata linda e vadia, adorei os cheiros por aqui, ta bom demais....

    Beijos em seu coração com cheiro de vida pra você

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahahahah!
      Já vi que mulher nenhuma resiste ao cheiro do feno português rsrsss
      Cecília, se você nunca prestou atenção ao cheiro das uvas, é porque não deve conhecer essa qualidade "uvas americanas, ou morangas", só essas têm esse perfume, mais nenhumas e é impossível alguém passar por elas e não notar. É um cheiro indescritível, só sentindo. A gente traz para casa uns cachos e toda a casa fica perfumada. Ao ar livre, a 100 metros já se sente. São boas ao paladar mas o cheiro é muito melhor que o gosto.E até é considerada uva de pouca qualidade, nas grandes adegas ela é recusada para fazer vinho. Só os que fabricam em casa a utilizam.
      Obrigada por seu comentário e delicie-se com o cheiro do feno kkkkk
      Beijinhos no coração

      Eliminar
  8. Oi Gatinha
    Ah que cheiros todos gostosos demais, natureza e comidas, mamães e bebes... tudo cheira muito bem mesmo demais.
    E você falou dos mariscos, esse bixinho (horroroso por sinal kkkk) é tão bom de comer e traz nele realmente todo cheiro e todo gosto do mar, impossível não se deliciar com um marisco a vinagrete e se sentir sentado a beira do mar em uma encosta onde as ondas batem e perfumam todo ambiente com seu cheiro delicioso e característico.
    Parabéns pelos cheiros amiga, me deixaram com fome rss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahahah, Sergio, tou vendo que cheirinho de marisco é o que você prefere, tem aí as mulheres que gostam mais do cheiro do feno kkkkk
      Também adoro não só o cheiro mas o gosto principalmente do camarão. Mas só cozido com água e sal ou grelhado na chapa. Não quero molho nenhum, só gosto de mar kkkkk
      Muito obrigada por seu comentário
      Beijinhos no coração

      Eliminar
  9. Olá Gabi, meu anjo,

    ficou muito legal teu meme e como sempre, ficamos uns conhecendo aos outros melhor. Bem lembrado o cheiro do Natal, para mim esse cheiro é muito especial, gosto muito dessa época do ano e seu cheiro é sempre muito esperado...hehehe

    Bju

    Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, o cheiro do Natal é inconfundível. Aquele cheiro de musgo, pinheiro, resina, lareira, fritos com canela, remete para a nossa infância em que o Natal tinha aquela magia. Agora já não acho igual, nada que se pareça com o tempo em que eu acreditava que o Menino Jesus descia pela nossa chaminé escondidinho da noite e deixava os presentes kkkk
      Eu algumas vezes ficava olhando os brinquedos e chocolates e pensando que eles tinham estado no céu rsrsss Santa inocência, que pena a gente não ficar sempre assim...
      Beijinhos no coração

      Eliminar
  10. Eita Gata cheirosa demais kkkkkk :)
    Estas mulheres de hoje jà não podem ver feno português, ficam logo babàdas até à garganta, vixiiiiii :)
    Gata, sempre desconfiei que gostavas, aliàs, adoravas vinho tinto, sua acoòlica kkkk ;)

    Adorei ver a apresentação do meme, as imagens ficaram a matar de rir ;)
    Merci, pela indicação, farei com todo o gosto, farei de tudo pra fazer antes das férias se não sò em setembro, vamos ver ;)

    Bjs, tomatinha hahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsssss
      O feno tem um cheiro muito fresco e agradável e o vinho tinto também. Não sou muito apreciadora mas bebo quando a comida o pede, tu é que gostas de emborcar uns copázios kkk
      Tu livra-te de deixares para depois das férias que então já não o vou ver e eu quero saber quais os teu cheiros preferidos, um deles sei de certeza mas faltam os outros
      Bjinhos pepininho ahahah

      Eliminar
  11. Mas que amiga mais cheirosa ein....algo lindoooooooo mesmo...poxa natureza coisa boa ein...poxa amo a natureza, os cheiros mais puros são perfeitos...não há como explicar mas ganhamos sensações inexplicáveis, nossos sentidos ficam muito mais apurados..lindo seu meme, todo feito com carinho, de maneira impecável, cuidadosa nos detalhes...adorei minha amiga..
    Cheirinho de bebe sempre é baum demais....
    Ah o cheiro do vinho, olha gosto do cheiro do vinho, só gosto..mas com esses ingredientes..humm deve ficar muito show..rs
    Ahhhhh cheiro do Mar sempre faz agente sonhar :)
    Deve ser muito bom andar pelas ruas e sentir cheiro de jasmim e rosas...sonhos

    Querida amiga gatinha..adorei seu meme...estarei me organizando e fazendo este meme...obrigado pela indicação e consideração...você é uma querida amiga!!

    Beijinhu no coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk
      Não sabe se eu sou cheirosa... mas sou sim, kkkk Também sou tão exigente com os cheiros, só faltava eu feder ahahahahahah
      Os cheiros da Natureza são realmente os melhores e mais puros, como você diz. E afinal, quase todos aí são natureza.
      Eu gosto do cheiro do vinho mas não de todo kkkk gosto do do vinho do Porto. Esse do ponche de Natal tem cheiro do mel e há quem o perfume com maçãs assadas mas não em nossa casa.
      Que bom você gostou e vai fazer, vou adorar conhecer seus cheiros preferidos, querido Rogério.
      Tenha um dia maravilhoso
      Beijinhos no coração

      Eliminar
  12. bem gata , tirando o cheiro da sardinha eu adoro todos os outros cheiros! incluido o cheiro da roupa lavada, nada como deitar numa cama com o cheirinho a lavado, tomar um duche e enrolar uma toalha bem cheirosa e vestir um pijama lavadinho.... hum!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk
      Isso é verdade, cheirinho a lavado é sempre bom, seja da roupa seja de qualquer outra coisa.
      Não gostas do cheiro da sardinha quando está a assar? Então não te abre o apetite esse "perfume"?
      Eu também só gosto do cheiro dela a assar, depois de fria e quando crua, detesto, cheiro de qualquer peixe faz-me náusea, excepto quando está sobre as brasas.
      Bjinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...